CERVICALGIA SIMPLES (TORCICOLO)

HOME  |  PATOLOGIAS  |  CERVICALGIA SIMPLES (TORCICOLO)

O que é 
Cervicalgia Simples (Torcicolo)

Causas de dores no pescoço 

As dores no pescoço também chamadas de cervicalgia ou torcicolo, podem ser causadas por diversos fatores. Uma postura incorreta, uma posição inadequada na hora de dormir e até mesmo bruxismo podem resultar em dores no pescoço.

Por que meu pescoço está doendo? 

A dor no pescoço é uma epidemia moderna, devido em parte ao surgimento da tecnologia. A maioria das pessoas experimentará isso em algum momento de sua vida.

Outras causas de desconforto no pescoço incluem lesão, um problema mecânico ou muscular, um nervo preso ou artrite. Se a dor é "aguda" - súbita e intensa - pode estar relacionada a um torcicolo, síndrome facetária ou reumatismo muscular.

O que causa 
Dor no pesçoco?

Muitas coisas podem desencadear dores no pescoço. Esses incluem:

  • Trauma ou lesão.

  • Preocupação e estresse.

  • Dormindo ou sentado em uma posição desconfortável.

  • Uso prolongado da tecnologia, incluindo computadores, tablets e smartphones.

  • Slipped disc.

  • Ossos frágeis (osteoporose).

  • Curvatura natural deformada da coluna vertebral (escoliose).

  • Danos estruturais devido a tumores ou infecção.

  • Whiplash após um acidente de trânsito também pode resultar em dor no pescoço aguda ou crônica que leva vários meses para melhorar.

Cervicalgia-dr-Felipe-Figueiredo.jpg

Como é a dor no pescoço?

Dor no pescoço é desconforto geral na região do pescoço e rigidez nos músculos do pescoço. A dor pode irradiar-se para o ombro ou entre as omoplatas. Também pode irradiar para o braço, para a mão ou para a cabeça, causando uma dor de cabeça unilateral ou bilateral.

Os músculos do pescoço tendem a ficar tensos, doloridos e sensíveis ao toque. A dor aguda pode originar uma postura anormal do pescoço, na qual a cabeça é forçada a virar para um dos lados, conhecida como torcicolo.

A dor na base do crânio pode ser acompanhada por uma sensação de fraqueza nos ombros e braços e pode haver uma sensação espinhosa ou formigante nos braços e dedos.

A espondiloartrose ou artrose da coluna ocorre quando há desgaste da cartilagem das articulações da coluna. Ela pode surgir devido ao envelhecimento, traumas ou deformidades ósseas e pode causar dor no pescoço e dificuldade para movimentar as costas.

A hérnia de disco cervical ocorre quando parte do disco intervertebral se desloca. Isso geralmente causa dor no pescoço que pode se irradiar para ombros, braços e mão e gerar sensação de formigamento e dormência (parestesia). Também pode haver dificuldade para movimentar o pescoço.

 

Em qualquer um desses casos, a primeira medida é se consultar com o médico. Se você sente dores constantes no pescoço, procure o especialista em coluna vertebral. Lembre-se que quando antes detectado o problema, mais ágil é o tratamento.