SACROILEÍTE - ARTROSE ARTICULAÇÃO SACROILÍACAS - DOR NA ARTICULAÇÃO SACROILÍACA 

HOME  |  PATOLOGIAS  SACROILEÍTE - ARTROSE ARTICULAÇÃO SACROILÍACAS - DOR NA ARTICULAÇÃO SACROILÍACA 

O que é 
Sacroileíte - Artrose Articulação Sacroilíacas - Dor na Articulação Sacroilíaca?

A sacroileíte é uma inflamação das articulações sacroilíacas. Estas conectam a parte inferior da coluna com a pélvis. Nesta patologia, até mesmo pequenos movimentos da coluna podem ser extremamente desconfortáveis e dolorosos. 

O diagnóstico de sacroileíte pode ser complicado e muitas vezes confundido com outras causas de dor lombar como ciática, hérnia de disco, rupturas musculares e artrose facetária. Também é possível haver artrites da coluna de origem reumática que dificultam o diagnóstico. [link para tópico Hérnia de Disco] [link para tópico Artrose Facetária] 

Pacientes com artrose da articulação sacroilíaca, podem apresentar também quadro de artrose em outras regiões da coluna como, por exemplo, a artrose facetária dos elementos posteriores da coluna. 

Sacroileíte-dr-Felipe-Figueiredo.jpg

Sintomas 

Dor na coluna lombar baixa mais lateralmente, que se irradia para as coxas e panturrilhas é uma queixa comum. A dor piora com movimentos como: sentar, levantar, se virar na cama, caminhadas, entre outros, pois o movimento dos quadris distende a articulação sacroilíaca.

Sacroileíte 2-dr-Felipe-Figueiredo.jpg

Dor irradiada em direção à perna pode ocorrer frequentemente. A palpação direta da articulação pode produzir dor durante o exame físico, com manobras especificas para a avaliação da articulação. 

 

Causas

 

A sacroileíte pode ser causada por inúmeras alterações de mobilidade da articulação sacroilíaca como:  

  • traumatismos nessa articulação 

  • alterações reumáticas 

  • artrite degenerativa 

  • processos infecciosos 

  • processos inflamatórios 

  • processos hereditários 

  • zonas de impacto 

 

Diagóstico 

 

O mais importante nesta patologia é o diagnóstico correto, que deve ser feito através do exame físico e de exames como: raios X, ressonância magnética, tomografia da articulação, cintilografia óssea, teste dinâmicos e exames de sangue para avaliar provas de função inflamatória.  

Nos exames, podemos encontrar áreas de artrose e desgaste da articulação e podemos graduá-la de 0 a 4 (classificação de lesão da articulação sacroilíaca). 

Sacroileíte 1-dr-Felipe-Figueiredo.jpg

Tratamento 

A sacroileíte normalmente é tratada com medicação e fisioterapia direcionada para a articulação. Existem exercícios específicos para a articulação sacrilíaca onde pode-se ter um alívio na pressão desta articulação. A medicação é utilizada para alívio e controle das dores crônicas. 

Se o tratamento clínico não está apresentando bom resultado podemos utilizar métodos não cirúrgicos como infiltrações e, até mesmo, pequenas cirurgias para estabilização da articulação doente. 

​​

O tratamento não cirúrgico inclui: 

  • Medicação 

  • Fisioterapia 

Sacroileíte 4-dr-Felipe-Figueiredo.jpg
Sacroileíte 5-dr-Felipe-Figueiredo.jpg

O tratamento cirúrgico inclui: 

  • Estimulador espinhal medular (casos crônicos) 

  • Artrodese de articulação sacroilíaca 

Sacroileíte 3-dr-Felipe-Figueiredo.jpg

Para saber qual o melhor tratamento indicado para sua patologia, o paciente deve sempre procurar um médico especialista.