ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL

HOME  |  PATOLOGIAS  |  ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL

Estenose do Canal Vertebral?

A estenose lombar é o estreitamento do canal vertebral na região lombar. Este canal contém a medula espinhal desde a porção cervical até a lombar alta, enquanto a média e a inferior contêm as raízes nervosas da chamada cauda equina. O canal estreito pode comprimir estas raízes e determinar sinais e sintomas neurológicos.

A estenose pode ser congênita ou adquirida.

Congênita
Pacientes que apresentam estreitamento do canal vertebral por formação constitucional e devido a protusões discais e leves alterações facetárias cursam precocemente com compressão das estruturas nervosas e sintomatologia dolorosa.

Adquirida
Ocorre durante o envelhecimento, mais comumente após os 60 anos de vida. Devido a espondilodiscoartrose, as pessoas desenvolvem estreitamento do canal vertebral por onde os nervos passam e/ou do orifício por onde os nervos saem, causando hipertrofia dos ossos e/ou ligamentos nestes locais. Esse estreitamento pode ser segmentado (apenas em uma região da coluna) ou generalizado e resulta na compressão dos nervos da coluna ou mesmo na medula.

Sintomas e sinais

• Dor lombar

• Dor irradiada para nádega ou membros inferiores

• Alterações de sensibilidade, como amortecimento ou formigamento de um ou ambos os membros

• Dificuldade progressiva ao andar denominada claudicação neurogênica

• Dormência / Formigamentos das pernas

• Perda de força em membros inferiores

• Tronco encurvado anteriormente ao ficar em pé, postura que alivia a dor e melhora outros sintomas

Diagnóstico

É possível descobrir se a pessoa possui estenose por meio de radiografia, que avalia a curvatura da coluna vertebral e torna possível realizar exames dinâmicos para observar instabilidade.

Além disso, a ressonância magnética lombar evidencia com melhor clareza as estruturas nervosas comprimidas.

Outra opção é a tomografia lombar, solicitada para avaliar calcificações ligamentares, diâmetro do forâmen intervertebral e principalmente osteófitos comprimindo o canal vertebral.

Por fim, a mielotomografia, quando existe impossibilidade de realizar ressonância magnética, e para avaliar instabilidade com compressão das estruturas nervosas.

estenose_1.jpg

Conservador e Bloqueios

O tratamento conservador para estenose é realizado como o uso de coletes, fisioterapia, fortalecimento muscular e manejo da dor com medicações analgésicas ou mesmo infiltrações epidurais ou foraminais.

Diferente da hérnia de disco, cujo tratamento conservador apresenta bons resultados, na estenose de canal lombar muitas vezes a melhora não é mantida por um longo período.

A cirurgia é indicada para estenose quando:

• O paciente não apresenta melhora com o tratamento conservador

• Há piora da sintomatologia

• Há dor incapacitante

As opções de tratamento dependerão do correto diagnóstico e de quais níveis estão comprimidos, para serem avaliadas as opções cirúrgicas para a descompressão como procedimento minimamente invasivos ou cirurgias abertas.

No entanto, para alcançar os melhores resultados procure sempre o seu médico. Ele será capaz de discutir com você sobre a sua patologia e explicar quais os melhores tratamentos para o seu caso.

Clique aqui e saiba mais sobre ESTENOSE DA COLUNA LOMBAR.