HEMANGIOMA VERTEBRAL

HOME  |  PATOLOGIAS  |  HEMANGIOMA VERTEBRAL

O que é 
Hemangioma Vertebral?

Hemangiomas vertebrais são lesões vasculares benignas. Geralmente são assintomáticos e, portanto, são detectados de maneira incidental nas Ressonâncias Magnéticas da coluna vertebral. Nenhum tratamento está indicado nestes casos.  

No entanto, alguns hemangiomas podem se manifestar clinicamente com dor axial e déficits neurológicos e podem requerer cirurgia ou outro tratamento.

Tratamento

Nos casos sintomáticos, quando há apenas dor na coluna e subsídios suficientes para atribuir a dor ao achado de hemangioma vertebral, o tratamento de escolha pode ser a vertebroplastia.  

Quando há lesão neurológica por compressão das raízes nervosas ou da medula espinhal, a cirurgia deve envolver a descompressão cirúrgica (hemi, laminectomia ou costotransversectomia) e ressecção do hemangioma que estiver protruindo para dentro do canal espinhal e posterior reconstrução da vértebra acometida por vertebroplastia. 

 A reconstrução vertebral com a vertebroplastia, ou cifoplastia, geralmente apresentam bons resultados. Outras alternativas como embolização arterial ou injeção intralesional de álcool podem ser consideradas.

 

No entanto, para alcançar os melhores resultados procure sempre o seu médico. Ele será capaz de discutir com você sobre a sua patologia e explicar quais os melhores tratamentos para o seu caso.