CIFOPLASTIA

HOME  |  TRATAMENTOSCIFOPLASTIA

O que é 
Cifoplastia

cifoplastia_dr_felipe_figueiredo_medicina_da_coluna_rio_de_janeiro.jpg

A cifoplastia é um tratamento de fratura de coluna minimamente invasivo, iniciado em 1998, e que é administrado a pacientes que sofreram uma ou mais fraturas vertebrais. O Journal of Imaging Technology Management informa que 40% das mulheres com mais de 50 anos estão em risco de fratura em algum momento da vida. 

As fraturas vertebrais são comuns em pessoas com osteoporose. A osteoporose é uma condição que tende a ser associada com o envelhecimento, embora também tenha outras causas. À medida que envelhecemos, nossa massa óssea diminui e o risco de osteoporose aumenta.

[link para tópico sobre Fraturas da Coluna e do Corpo Vertebral] [link para tópico sobre osteoporose] 

Quando você fratura um osso espinhal (chamado fratura de compressão), o corpo da vértebra é afetado. Isso pode causar o osso a perder altura. Uma cifoplastia é feita para tratar a fratura e tentar restaurar/preservar a altura da vértebra. 

Outros motivos para uma cifoplastia incluem: 

  • Parando a dor associada à fratura 

  • Estabilizar a vértebra 

Como é realizada uma cifoplastia

Em uma cifoplastia, o cirurgião usa fluoroscopia (assistência guiada para a vértebra). O metilmetacrilato, isto é, cimento de grau médico é inserido no corpo vertebral para altura.  

A cifoplastia é semelhante à vertebroplastia, pois ambas envolvem a inserção de cimento para ajudar a curar o osso. Mas a cifoplastia é mais segura, mais nova e o cimento ósseo é inserido em baixa pressão e com consistência mais firme o que gera melhores resultados e mais segurança, permitindo que não haja extravasamento e o cimento permaneça dentro do osso. 

Nossa equipe normalmente realiza a cifoplastia em regime de day-clinic (internação dia/ambulatorial) e o paciente normalmente é liberado para ir para casa no mesmo dia. 

A anestesia é local com sedação sendo realizada monitorização e controle do paciente durante todo o procedimento, sendo desnecessária uma anestesia geral. Esse tratamento reduz o uso de medicamentos para controle da dor e melhora a qualidade de vida dos pacientes. 

cifoplastia_dr_felipe_figueiredo_medicina_da_coluna_rio_de_janeiro.300x300.jpg

Um estudo de 2013 publicado no Journal of Bone and Joint Surgery descobriu que a cifoplastia está associada a uma vida mais longa em comparação ao tratamento conservador, isto é, o paciente vive mais tempo e melhor. 

Cifoplastia unipedicular_dr_felipe_figueiredo_medicina_da_coluna_rio_de_janeiro.jpg
Cifoplastia Unipedicular
Cifoplastia Bipedicular_dr_felipe_figueiredo_medicina_da_coluna_rio_de_janeiro.jpg
Cifoplastia Bipedicular

Para saber qual o melhor tratamento indicado para sua patologia, o paciente deve sempre procurar um médico especialista.