CEFALEIA CERVICOGÊNICA 

HOME  |  TRATAMENTOSCEFALEIA CERVICOGÊNICA

Como tratar dor de cabeça cervicogênica?

Como regra geral, o tratamento começa quando o diagnóstico de cefaleia cervicogênica for feito. Um diagnóstico adequado deve incluir: 

  • Histórico médico detalhado e exame físico; 

  • Radiografias simples da coluna cervical, incluindo vistas em flexão/extensão das articulações facetárias e outras articulações nos 3 segmentos superiores da coluna cervical. Avaliar osteófitos e osteoartrose cervical. Algumas vezes, raio X com visão de boca aberta do crânio e uma radiografia lateral do crânio podem ser necessários;

  • Tomografia computadorizada ou ressonância magnética da coluna cervical são exames fundamentais para avaliar: Artrose Facetária, Uncoartrose, Sinovite Facetária, Discopatia degenerativa associada, estreitamento medular e outras doenças da coluna cervical.

 

Tratamento 

 

Para o tratamento de Cevaleia Cervicogênica podem ser considerados fármacos para dor, incluindo anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), agentes anticonvulsivantes, como a gabapentina, antidepressivos tricíclicos e medicamentos para enxaqueca, como a Amitriptilina. Muitos pacientes que procuram um especialista em tratamento da dor terão tentado um ou mais desses agentes, embora a maioria tenha se mostrado pouco útil. 

Se os analgésicos se mostrarem malsucedidos, então procedimentos minimamente invasivos específicos de dor intervencionista devem ser considerados. Estes incluem os simples, mas frequentemente úteis: 

  • bloqueios do nervo occipital 

  • bloqueio articular atlantoaxial administrado em C1-C2 e/ou bloqueios facetários 

  • bloqueio do ramo medial 

  • bloqueios facetários de C1/C2/C3 

 

Essas injeções são realizadas orientadas por um aparelho de radioscopia digital, em regime de internação ambulatorial/day clinic com anestesia local e leve sedação para conforto e segurança do paciente. 

​​Essas injeções são realizadas orientadas por um aparelho de radioscopia digital, em regime de internação ambulatorial/day clinic com anestesia local e leve sedação para conforto e segurança do paciente. 

CEFALEIA CERVICOGÊNICA Arco_em_C_Dr_Felipe_Figueiredo.jpg

É importante que você e o médico percebam que, inicialmente, um ou mais bloqueios de diagnóstico de nervo no pescoço precisarão ser realizados. Isso exigirá paciência de você e do seu médico. Fazer um bloco de diagnóstico de cada vez para ver se ele reduz sua dor ajudará a diminuir a origem da dor de cabeça dentro da coluna cervical. 

Em caso de bloqueio positivo, isto é, as dores melhoraram com o bloqueio, continuamos o tratamento com a denervação por radiofrequência da coluna cervical. Tratamento esse realizado sob anestesia local e sedação em regime de day clinic para conforto e segurança do paciente.

 

[link para tópico Denervação por Radiofrequencia] 

 

Resumo do tratamento da dor de cabeça cervicogênica 

 

O sucesso do tratamento da cefaleia cervicogênica geralmente requer uma abordagem multifacetada, com intervenções farmacológicas, não farmacológicas, abordagens com bloqueios anestésicos, abordagens minimamente invasivas e, ocasionalmente, cirurgias. Medicamentos sozinhos são frequentemente ineficazes ou proporcionam apenas benefícios modestos para esta condição e com alguns efeitos colaterais. 

Injeções anestésicas podem reduzir temporariamente a intensidade da dor, mas têm seu maior benefício, permitindo uma maior participação nas modalidades de tratamento físico. 

O sucesso do diagnóstico de nervo espinhal cervical, ramo medial ou bloqueio articular zigapofisário, isto é, bloqueio facetário ou bloqueio do ramo medial cervical pode prever a resposta à denervação térmica por radiofrequência.  

O desenvolvimento de um plano de tratamento individualizado melhora os resultados de sucesso. Mas seja paciente - encontrar a fonte de sua dor melhorará muito o sucesso do tratamento. Procure seu médico especialista da coluna e tire suas dúvidas. 

Para saber qual o melhor tratamento indicado para sua patologia, o paciente deve sempre procurar um médico especialista.