HEMANGIOMA VERTEBRAL
HOME | PATOLOGIAS | FIBROSE PÓS CIRURGIA DE COLUNA
O que é
Fibrose Pós Cirurgia de Coluna
A fibrose pós-cirurgia da coluna, também chamada de fibrose peridural, é uma condição caracterizada pela formação de tecido cicatricial excessivo na região ao redor da região do saco dural e das raízes nervosas, podendo acontecer após uma cirurgia.
Essa fibrose ocorre como parte da resposta natural do corpo ao trauma cirúrgico, o organismo forma tecido de cicatrização para reparar a área operada. No entanto, em alguns casos, esse tecido pode se desenvolver de forma exagerada, comprimindo raízes nervosas, causando dor e limitação funcional é uma resposta natural excessiva.
Como surge?
Após uma cirurgia de coluna, em alguns raros pacientes o processo inflamatório local se faz de maneira exacerbada e estimula a produção de colágeno e a formação de tecido fibroso no espaço epidural, como se fosse um quelóide interno. Esse tecido pode aderir a nervos e estruturas próximas gerando incômodo e dor mesmo após o sucesso técnico da cirurgia.
Tratamento
O manejo depende da intensidade dos sintomas:
Entre os métodos mais modernos, destaca-se a epidurólise por videoendoscopia, um procedimento minimamente invasivo realizado com endoscópio, que permite visualizar e liberar as aderências com precisão e segurança, proporcionando alívio da dor em mais de 50% dos pacientes, conforme estudos recentes (Spine J, 2023; Pain Physician, 2022).
Para saber mais sobre tratamento para fibrose pós-cirurgia de coluna CLIQUE AQUI.
Para alcançar os melhores resultados procure sempre o seu médico. Ele será capaz de discutir com você sobre a sua patologia e explicar quais os melhores tratamentos para o seu caso.