CERVICALGIA E CEFALEIA CERVICOGÊNICA

HOME  |  PATOLOGIAS  |  CERVICALGIA E CEFALEIA CERVICOGÊNICA

O que é 
Cervicalgia e Cefaleia Cervicogênica

 Pense na seguinte situação: 

Paciente adulto jovem machucou o pescoço em um acidente de carro há cerca de um ano. Nada foi fraturado, mas apresentou um disco protuberante no pescoço como resultado. A dor de cabeça começou apenas no pescoço no início, mas logo começou a ter dores de cabeça na parte de trás da cabeça e em direção ao topo. Às vezes, a dor se move por trás dos olhos também. Aumento da frequência de dores de cabeça que ocorrem regularmente desde o pequeno acidente.

Por que esses pacientes sentem dores de cabeça e dores no pescoço? O que pode ser feito para aliviar as dores de cabeça?

Resposta: As dores de cabeça são cervicogênicas: causadas por dor no pescoço.

A dor referida é a dor que se afasta de onde se origina. Nesse caso, a fonte de dor está no pescoço, e a dor irradia para a parte de trás de sua cabeça, em uma ou ambas as têmporas, e em um ou ambos os olhos. As dores também podem se localizar na região posterior na base da cabeça e pioram em movimentos de rotação e inclinação para trás.

Entretanto, atenção, pois dores de cabeça cervicogênicas, às vezes, são diagnosticadas erroneamente e confundidas como enxaqueca ou cefaleia em salvas (cluster) que são dores de cabeça extremamente dolorosas que vêm e vão periodicamente, sem padrão anatômico. Por isso, o nome "cluster" que quer dizer em períodos.

Tanto as enxaquecas, quanto as dores de cabeça cluster surgem dentro das coberturas da membrana sensível dos vasos sanguíneos dentro do crânio. Em outras palavras, elas se originam na sua cabeça, sem correlação com a cefaleia de origem cervicogênica.

Como surgem as  
Dores de cabeça cervicogênicas?

As dores de cabeça cervicogênicas - embora sentidas na parte de trás da cabeça e, às vezes, nas têmporas ou atrás dos olhos - na maioria das vezes, surgem de um problema na coluna cervical superior e algumas vezes no resto da coluna cervical.

Como os 3 segmentos superiores da coluna cervical compartilham os tratos nervosos com o próprio crânio, a dor é incompreendida e, portanto, "sentida" pelo cérebro como estando localizada na cabeça.

Infelizmente, muitos pacientes são diagnosticados erroneamente e tratados a cada ano que passa como portadores de enxaqueca ou cefaleia em salvas (cluster), e não recebem um diagnóstico ou tratamento adequado.

CERVICALGIA E CEFALEIA CERVICOGÊNICA.png

Diagnóstico

Como regra geral, o tratamento começa quando o diagnóstico de cefaleia cervicogênica é feito.

 Um diagnóstico adequado deve incluir: 

  • Histórico médico detalhado e exame físico.

  • Radiografias simples da coluna cervical, incluindo vistas em flexão / extensão das articulações facetarias e outras articulações nos 3 segmentos superiores da coluna cervical. Avaliar osteófitos e osteoartrose cervical. Algumas vezes, Raio X com visão de boca aberta do crânio e uma radiografia lateral do crânio podem ser necessários.

  • Tomografia computadorizada ou ressonância magnética da coluna cervical são exames fundamentais para avaliar: Artrose Facetária, Uncoartrose, Sinovite Facetária, Discopatia degenerativa associada, estreitamento medular e outras doenças da coluna cervical.

Tratamento 

Podem ser considerados fármacos para dor, incluindo anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), agentes anticonvulsivantes, como a gabapentina, antidepressivos tricíclicos e / ou medicamentos para enxaqueca, como a Amitriptilina. Muitos pacientes que procuram um especialista em tratamento da dor terão tentado um ou mais desses agentes, embora a maioria tenha se mostrado menos que espetacularmente útil.

Se os analgésicos se mostrarem malsucedidos, então procedimentos minimamente invasivos específicos de dor intervencionista devem ser considerados. Estes incluem os simples, mas frequentemente úteis:

  • bloqueios do nervo occipital,

  • bloqueio articular atlantoaxial administrado em C1-C2,

  • bloqueios facetários,

  • bloqueio do ramo medial,

  • bloqueios facetários de C1/C2/C3.

Essas injeções são realizadas orientadas por um aparelho de radioscopia digital, em regime de internação ambulatorial / day clinic com anestesia local e leve sedação para conforto e segurança do paciente.

É importante que você e seu médico percebam que, inicialmente, um ou mais bloqueios de diagnóstico de nervo no pescoço precisarão ser realizados. Isso exigirá paciência de você e do seu médico. Fazer um bloco de diagnóstico de cada vez para ver se ele reduz sua dor ajudará a diminuir a origem da dor de cabeça dentro da coluna cervical.

Em caso de bloqueio positivo, isto é, as dores melhoraram com o bloqueio, continuamos o tratamento com a denervação por radiofrequência da coluna cervical. Tratamento também realizado sob anestesia local e sedação em regime de day clinic para conforto e segurança do paciente.

Para ter certeza do seu diagnóstico e melhor opção de tratamento, consulte sempre o seu médico especialista.