O que é cifoplastia?

Atualizado: 26 de jul. de 2022

A cifoplastia é um tratamento de fratura de coluna minimamente invasivo, iniciada em 1998, que é administrada a pacientes que sofreram uma ou mais fraturas vertebrais. O Journal of Imaging Technology Management informa que 40% das mulheres com mais de 50 anos estão em risco de fratura em algum momento.

As fraturas vertebrais são comuns em pessoas com osteoporose. A osteoporose é uma condição que tende a ser associada com o envelhecimento (embora tenha outras causas também). À medida que envelhecemos, nossa massa óssea diminui e aumenta o risco de osteoporose.

Quando você fratura um osso espinhal (chamado fratura de compressão), o corpo da vértebra é afetado e isso pode causar o osso a perder altura. Uma cifoplastia é feita para tratar a fratura e tentar restaurar/preservar a altura da vértebra.

Outros motivos para uma cifoplastia incluem:

• Parar a dor associada à fratura

• Estabilizar a vértebra

Como é feita a cifoplastia

Em uma cifoplastia, o cirurgião usa fluoroscopia (assistência guiada para a vértebra). O metilmetacrilato, isto é, cimento de grau médico é inserido no corpo vertebral para altura. A cifoplastia é semelhante à vertebroplastia, na medida em que ambas envolvem a inserção de cimento para ajudar a curar o osso. Mas a cifoplastia é mais segura, mais nova e o cimento ósseo é inserido em baixa pressão e com consistência mais firme o que gera melhores resultados e com mais segurança, permitindo que não haja extravasamento e o cimento permaneça dentro do osso.

Nossa equipe normalmente realiza a cifoplastia em regime de day-clinic (internação dia/ambulatorial) e, geralmente, o paciente é liberado para ir para casa no mesmo dia.A anestesia é local com sedação sendo realizados monitoração e controle do paciente durante todo o procedimento – é desnecessária uma anestesia geral. Esse tratamento reduz o uso de medicamentos para controle da dor e melhora a qualidade de vida dos pacientes.

Um estudo de 2013 publicado no Journal of Bone and Joint Surgery descobriu que a cifoplastia está associada a uma vida mais longa em comparação ao tratamento conservador, assim, o paciente vive mais tempo e melhor.