Estudo: cirurgia endoscópica completa da coluna em pacientes com idade acima de 70 anos

Atualizado: 26 de jul. de 2022

Este post é um resumo de artigo sobre a 'Validade da cirurgia endoscópica completa da coluna em pacientes com idade acima de 70 anos com doença degenerativa da coluna lombar' publicado na Neurospine. 2018 Jun; 15(2): 131–137.

Resumo / objetivos

A doença degenerativa da coluna, abrangendo prolapso de disco e estenose, é uma doença comum na velhice. Este estudo prospectivo foi realizado para avaliar o papel da cirurgia endoscópica da coluna em pacientes idosos (acima de 70 anos de idade) com acompanhamento clínico e radiológico.

Métodos

Neste estudo, foi realizada uma análise retrospectiva de 53 pacientes com prolapso de disco lombar ou estenose espinhal que foram tratados com discectomia endoscópica percutânea ou descompressão de novembro de 2015 a junho de 2017. O acompanhamento clínico foi feito em 1 semana, 3 meses e 1 ano, e em intervalos anuais daí em diante. Os resultados foram avaliados usando os critérios de Macnab modificados, uma escala visual analógica e o Índice de Incapacidade de Oswestry.

Resultados

Dos 53 pacientes, 21 eram homens e 32 eram mulheres. Sua média de idade foi de 76 ± 4 anos. O período médio de acompanhamento foi de 17 meses. Discectomia endoscópica percutânea foi realizada em 24 pacientes e descompressão endoscópica em 24 pacientes, enquanto 5 pacientes foram submetidos à cirurgia combinada.

Um excelente resultado em termos dos critérios MacNab foi observado em 9 pacientes (16,98%), um bom resultado em 38 pacientes (71,7%) e um resultado ruim em 6 pacientes (11,3%). Dos 6 pacientes com desfecho desfavorável, 5 (9,4%, 5 de 53) desenvolveram prolapso de disco recorrente e 1 desenvolveu hematoma com fraqueza motora. Todos os 6 destes casos necessitaram de cirurgia de revisão.

Conclusão

O manejo da doença degenerativa da coluna em pacientes idosos com múltiplas comorbidades é uma tarefa desafiadora. Cirurgia endoscópica percutânea da coluna é fundamental para resolver esta preocupação. Os autores mostraram que resultados ótimos podem ser alcançados com vários tipos de prolapso discal e estenose com resultados favoráveis ​​em longo prazo.