top of page

Vantagens dos procedimentos endoscópicos minimamente invasivos sobre cirurgia tradicional da coluna

Atualizado: 6 de out. de 2022


Dores nas costas e no pescoço afetam quase toda a população em algum momento da vida. Condições como uma hérnia de disco ou estenose espinhal podem causar sintomas dolorosos da coluna que afetam sua capacidade de andar, sentar ou até mesmo viver sua vida cotidiana sem dor.


Quando as opções de tratamento conservador não funcionam e os sintomas degenerativos da coluna aumentam, o médico pode recomendar um procedimento cirúrgico.

Cirurgia endoscópica

Hoje, os procedimentos endoscópicos oferecem uma opção minimamente invasiva que impede que muitos pacientes tenham que passar por cirurgia tradicional espinhal ou costas abertas. A endoscopia espinhal oferece muitas vantagens e, em alguns casos, pode ser realizada como um procedimento ambulatorial, permitindo que os pacientes voltem para casa no mesmo dia.

Alguns experientes cirurgiões com título da Sociedade Brasileira de Coluna oferecem a cirurgia endoscópica, que conta com tecnologia avançada, sendo menos invasiva e mais eficaz para pacientes com dores nas costas ou no pescoço. Continue lendo para saber mais sobre como esses procedimentos endoscópicos podem ser uma boa opção para sua condição.

O que é uma endoscopia?

Uma endoscopia envolve o uso de instrumentos especializados que permitem aos médicos visualizar e operar em diferentes partes do seu corpo sem fazer grandes incisões. Depois de fazer um pequeno corte ou abertura, eles inserem um endoscópio, um tubo flexível com uma câmera acoplada que dá ao médico a capacidade de ver o interior. Quando a endoscopia é usada para a coluna, podem ser usadas ferramentas microcirúrgicas para lidar com diferentes condições.

O que é cirurgia espinhal tradicional?

Cirurgia da coluna vertebral tradicional também é chamada de cirurgia de coluna aberta, porque envolve o cirurgião criando uma grande incisão nas costas. Ao contrário da cirurgia minimamente invasiva, esse procedimento envolve dissecar os músculos da coluna vertebral e afastá-los dos ossos para criar uma área para o cirurgião visualizar o problema. Para resolver o problema, eles usam instrumentos para cortar o material. Quando a cirurgia estiver completa, a incisão é suturada.

A invasão desse procedimento tem levado muitos pacientes e médicos a optarem pela cirurgia endoscópica minimamente invasiva devido a suas vantagens, que você verá a seguir.

Benefícios da Cirurgia Endoscópica Minimamente Invasiva

A cirurgia de coluna aberta pode criar muitos traumas corporais, já que requer anestesia, grandes incisões, tempo de cirurgia demorado, distensão/dano muscular, hospitalização e um longo período de recuperação após o fato. A cirurgia endoscópica e a cirurgia minimamente invasiva por outro lado, causa menos trauma aos tecidos moles e músculos, bem como uma variedade de outros benefícios, tais como:

  • Menos perda de sangue relacionada à cirurgia

  • Menos cicatrizes e melhores resultados cosméticos devido a incisões menores

  • Redução da dor no pós-operatório

  • Risco reduzido de infecção

  • Nenhum corte muscular requerido

  • Recuperação mais rápida e menos reabilitação necessária

  • Menor necessidade de analgésicos no pós-operatório

  • Menor tempo no hospital e, na maioria dos casos, os pacientes voltam para casa no mesmo dia


Se você sofre com dores no pescoço ou nas costas e não viu nenhuma melhora, existem vários cirurgiões de coluna ortopédicos que estão disponíveis para guiá-lo através de opções de tratamento, incluindo o uso de procedimentos minimamente invasivos, como cirurgia endoscópica. Entre em contato com seu médico e tire suas dúvidas.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page